Amazonas em foco

A respeito do aniversário da Cidade de Manaus.

 

O dia 24 de outubro é comemorado como o “aniversário da cidade de Manaus”. Uma curiosidade está por trás desta celebração: A mistura de duas datas diferentes.

Os 340 anos da cidade corresponde a fundação do núcleo que dá origem ao que depois se transformará na cidade de Manaus. A fundação da fortaleza de São José do Rio Negro em 1669, segundo o historiador Francisco Jorge dos Santos, há 18 km do encontro das águas, sob um cemitério de índios.
O dia 24 de outubro está relacionado ao ato administrativo da Assembléia da Província do Pará em 1848 que eleva a então “Vila de Manáos” a categoria de cidade sob o nome de “Nossa Senhora da Conceição da Barra do Rio Negro”.
Podemos de maneira aleatória dividir estes 340 anos em três períodos distintos:
A Belle Epoque nos trópicos converteu-se numa tentativa de trazer a tona uma urbanização e modernização da cidade de Manaus para servir aos interesses dos prósperos investimentos da borracha.
Segundo Bessa Freire, sepulta-se a imagem de uma cidade de índios e mestiços e passa-se a adotar adjetivos como “A Paris dos Trópicos”.
O apogeu dura basicamente entre 1890 até 1920.
O terceiro período vai de 1967 até os nossos dias, onde a implantação da Zona Franca de Manaus por parte dos Militares fez com que a cidade aumentasse significativamente de tamanho e importância no cenário nacional, transformando-se em uma das mais importantes capitais do país e acima de tudo com problemas urbanos crônicos das grandes metrópoles.
Qual a imagem que se tem deste grande colosso do Norte? da “Cidade Estado” ou de “Paris dos Trópicos”? Talvez toda a pompa em torno de tais termos estejam ligados a tentativa de domínio da memória social e da legitimação de uma versão mais pomposa do nosso passado.
O historiador inglês Eric Hobsbawm sobre tal circunstância afirma: O passado oferece um pano de fundo glorioso a um presente que não se tem nada a comemorar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s